JORNALISTA ALBERTO ROCHA, DIZ QUE NO SUL DO PIAUÍ, EX-PREFEITO ELMAR LEITÃO DE CARVALHO PODE SER NOME DE CONSENSO PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, CONFIRAM A MATÉRIA.





URUÇUÍ NÃO PODE PARAR

Alberto Rocha- jornalista

As eleições municipais estão se aproximando. Em Uruçuí, principal região de plantio de soja e milho do sul do Piauí, há uma intensa movimentação nos bastidores em torno do nome do ex-prefeito, Elmar Leitão  de Carvalho, para uma possível candidatura à Prefeitura,  em 6 de outubro deste ano, o que poderia garantir o quarto mandato de prefeito a Elmar Leitão.

A preferência de lideranças políticas e da população pelo nome de Elmar Leitão se deve à popularidade e a vasta experiência que o ex-prefeito carrega no histórico. Elmar, que é servidor público estadual aposentado, já foi prefeito de Uruçuí por três vezes. Ele foi eleito em 1971, 1988 e 2002, e vice em 2018. 

Quando foi prefeito, Elmar diz que teve que “começar do zero”, pois tudo era mais difícil. Mesmo assim, nas suas gestões, a cidade experimentou avanços significativos, como a construção do hospital, canalização de água, iluminação elétrica da cidade, posto de saúde, criação de avenidas, construção do aeroporto, aquisição de ambulância, construção de ginásio, entre outras ações.

Quando perguntado se é pré-candidato, Elmar não diz que sim nem diz que não, adota a via diplomática. 

“Uruçuí tem bons nomes, são políticos sérios e comprometidos com o desenvolvimento e progresso da nossa cidade. O momento é de diálogo, vamos buscar entre os companheiros um nome que represente bem o Município”, disse.

Caso chegue a um possível quarto mandato, Elmar garante que conhece a realidade da região como a palma da mão.

 “Conheço bem a cidade e os desafios também. Uruçuí avançou, por isso, a cidade não pode parar. Caso eu seja escolhido pelos companheiros e eleito pelo povo, vamos fazer uma gestão humanizada com humildade e pés no chão, dando continuidade ao desenvolvimento que já vem sendo feito”, garantiu.

Elmar Leitão diz que não gosta de  prometer, mas, caso seja candidato e eleito, garante que vai trabalhar mais ainda por Uruçuí que, segundo ele, é uma  cidade de todos.

"Nasci e cresci em Uruçuí e sempre estive envolvido com a minha cidade. "Eu já fui prefeito por três vezes e as pessoas sabem que fiz um bom trabalho. Hoje, os tempos são outros e os desafios também. Mas vamos continuar cuidando das pessoas, vamos investir pesado na saúde, no social, na educação, na cultura, construir mais obras estruturais, gerar emprego e renda e incentivar a economia da nossa cidade, que é a segunda maior arrecadadora de impostos do Estado”, afirmou Elmar. 

Também, outro ponto forte de Elmar Leitão é o espírito solidário que sempre manteve com a população, amigos e familiares. Filho de uma família tradicional da região, ele é conhecido em Uruçuí como uma pessoa de coração grande, que sempre ajudou os mais carentes.  

“O Elmar é um exemplo de pessoa, é solidário e está presente nas necessidades dos outros. Parece que o destino dele aqui na terra é ajudar as pessoas; ele ajuda todo mundo, tanto a familiares quanto a população que sempre precisou dele; ele é uma grande pessoa com um grande coração”, disse Carlos Alberto, irmão do segundo casamento do pai de Elmar. 

URUÇUÍ 

Uruçuí tem cerca de 28 mil habitantes, fica às margens do rio Parnaíba, sul do Piauí, na divisa com Benedito Leite, Maranhão, e está a 453 km de Teresina. Uruçuí é o principal produtor de soja e milho do Estado e está entre os municípios brasileiros de maior crescimento econômico, alavancados pela expansão do agronegócio na região.

Comentários